A acessibilidade auditiva é um direito de todas as pessoas. Dessa forma, ela precisa ser aplicada em todos os locais, inclusive, nos espaços públicos. Então, entenda melhor sobre como isso funciona na prática.
O que é acessibilidade auditiva?
É quando tecnologias assistivas são oferecidas nos locais, com o intuito de ajudar as pessoas com questões auditivas. Assim, o grande objetivo dela é que esse público tenha mais autonomia no dia a dia.
Isso porque, com elas, as pessoas podem se comunicar de modo mais fácil e preciso. Dessa forma, são inclusas no meio social de maneira mais justa.
É lei
Muitos podem não saber, mas esse tipo de acessibilidade é garantido por lei. Afinal, apenas contar com a conscientização ainda não é o bastante. Então, essas normas ditam como os espaços públicos devem promover a integração de todas as pessoas, sem exclusão.
Quais são os exemplos de acessibilidade auditiva nos espaços públicos?
Em locais públicos existem várias formas de promover a acessibilidade auditiva. A presença de intérpretes é um ótimo exemplo disso. Então, confira algumas opções que corroboram para um espaço mais inclusivo.
1- Sistemas de amplificação sonora
Eles existem para facilitar o processo de audição. Além disso, costumam aplicar a tecnologia de loop auditivo. Assim, devem estar em locais como cinemas, salas de aulas e até mesmo teatros.
2- Legendas em vídeos
Incluir legendas em vídeos é uma prática cada vez mais presente em diversos locais. Dessa forma, com elas, quem tem questões auditivas pode acompanhar todo o conteúdo visual. É uma das formas mais populares de inclusão hoje em dia.
3- Intérprete de Língua de Sinais (LIBRAS)
É essencial ter intérpretes em locais públicos. Assim, reuniões, eventos ou apresentações precisam desse recurso. Caso contrário, não tem como pessoas com perda auditiva interagirem ou participarem do que está acontecendo.
4- Sinalização visual
O uso de sinalizadores visuais em espaços públicos faz total diferença. Dessa forma, quem sofre com questões de audição pode se orientar melhor, não importa onde ela esteja. Então, indicadores, chamadas e alarmes são sempre bem-vindos nesse sentido.
5- Comunicação escrita
Informações essenciais precisam estar claras na forma escrita também. Isso, em especial, quando se fala de instruções. Além disso, o que muitos locais fazem é investir em conteúdo visual e escrito, assim, todos podem ter acesso aos dados em questão.
Por que investir em acessibilidade auditiva?
Em primeiro lugar, porque a acessibilidade auditiva é um direito que a própria lei garante. Aliás, apenas o fato de promover a inclusão de pessoas já deveria ser o bastante para aplicar medidas práticas.
Locais públicos e privados devem investir em maneiras de comunicação capazes de atingir todas as pessoas. Só assim é possível ter um ambiente justo para todos.
A Phillips Aparelhos Auditivos foca em ajudar a garantir questões como saúde auditiva. Então, para isso ela conta com bons profissionais e itens de alta performance. Dessa forma, não perca tempo e agende uma avaliação grátis.