A perda auditiva ainda é muito associada a idosos ou pessoas com deficiência congênita, mas pesquisas atuais mostram que diversos fatores estão elevando o número de jovens com perda auditiva em jovens.
Entenda a perda auditiva em jovens
Ouvir é um dos processos mais intrincados do corpo humano. Para captar um som simples, movimentamos ossos minúsculos e cerca de 30 mil microssensores que se assemelham a "pequenos pelos", que transmitem as ondas sonoras para o cérebro. Entretanto, vários fatores estão comprometendo esse mecanismo em adolescentes, causando perda auditiva em jovens.
Um estudo publicado em 2022 pela Revista BMJ Global Health estimou que de 0,67 a 1,35 bilhão de indivíduos com 12-34 anos de idade em todo o mundo provavelmente têm práticas auditivas inseguras, essa prática pode levar a perda auditiva.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA informou que o limite de ruído seguro é cerca de 85 decibéis durante 40 horas por semana. Isso envolve a exposição prolongada e a questão de volume.
Principais causas da perda auditiva em jovens
Fones de ouvido
Embora existam causas genéticas e danos causados por doenças, a principal razão para a perda auditiva em jovens é o excesso de barulho. Nesse contexto, os fones de ouvido são frequentemente identificados como os principais culpados. Isso ocorre porque, além do som ser muito alto, o uso é muito frequente, agravando rapidamente o problema.
A recomendação é reduzir o volume, pois muitos jovens ouvem música tão alta que, a um metro de distância, é possível escutar claramente o som – um sinal de que o volume deve ser imediatamente diminuído. Outra sugestão é usar protetores auditivos que filtram o ruído, protegendo os ouvidos contra lesões permanentes e muitas vezes irreversíveis.
Infecções
As infecções, sejam virais, bacterianas ou fúngicas, também podem levar a problemas auditivos. Quando ocorre uma inflamação no corpo, uma grande quantidade de muco e pus pode obstruir a trompa de Eustáquio, que é a principal conexão entre o ouvido e a garganta.
A trompa de Eustáquio drena líquidos e mantém a pressão no ouvido regulada. Sem essa drenagem, os fluidos se acumulam na orelha, permitindo a proliferação dos microrganismos que causam otite. Se não for tratado adequadamente, a inflamação pode resultar em perda auditiva e outras complicações.
Ambientes muito barulhentos
Assim como os fones de ouvido, locais muito barulhentos, como shows e bares, podem causar danos auditivos permanentes. Portanto, os jovens devem prestar atenção ao excesso de som acima dos níveis recomendados para manter a saúde auditiva.
É crucial consultar um médico para determinar as melhores formas de proteção e prevenir lesões, especialmente para quem está frequentemente exposto a sons altos, como músicos e funcionários de casas de shows.
Sinais da perda auditiva em jovens
Alguns sinais podem parecer simples e pouco preocupantes, mas eles podem ajudar a descobrir a perda auditiva em jovens em algum grau. Se alguma situação antes não acontecia e agora é perceptível é um sinal de alerta.
-
Diminuição da produtividade no trabalho e confusão de demandas / tarefas, por não entender direito as orientações
-
Maior cansaço físico e mental ao final do dia, por ter que se esforçar mais para compreender o que os outros falam e para perceber os sons em geral
-
Aumentar sempre o volume da televisão / computador / celular para assistir alguma coisa
-
Dificuldade para falar ao telefone ou participar de reuniões online
-
Ouvir constantemente dos outros que você está falando gritando ou muito alto, quando para você parece normal
Se você ainda tem dúvidas sobre perda auditiva em jovens, entre em contato com a Artmann, que possui profissionais renomados e com muita experiência para melhorar a sua audição